A prática do Esporte é de extrema importância para a inclusão social, mas como alguém pode ser incluído socialmente praticando esporte e sem uma educação de qualidade ?
A simples escolha do tema educação e esporte nos
possibilitariam dissertar inúmeras teses. Isto porque a educação e o
esporte são temas amplos que abrangem diferentes campos do conhecimento.
Infelizmente, vivemos hoje em uma sociedade praticamente vazia de
valores éticos e morais, de conceitos e de tradições. Sendo assim, o
grande ídolo, não é mais um escritor, professor, cientista, etc.; mas
sim, um jogador de futebol, um vencedor do Big Brother, uma modelo de
passarela ...
O mundo globalizado tem levado as pessoas a uma competição
cada vez mais acirrada, e em alguns casos, criando mitos, "talentos" e
atletas palestrantes. Em contrapartida, também gerou sentimentos de
ansiedade, descontrole, insegurança e a crescente violência urbana, em
que valores socioculturais e filosóficos não se fazem presentes no
universo de aprendizagem do ser humano.
Por causa dos problemas e do ambiente em que vivem, as
crianças e adolescentes que vivem em situação de carência apresentam frequentes problemas de aprendizado e relacionamento nas escolas
públicas que frequentam. As consequências são a repetência e os
processos de disciplina a que essas crianças são frequentemente
submetidas. Elas vivem em situação difícil, e não é incomum que acabem
se relacionando com traficantes e viciados em drogas, passando até a
usá-las, mais tarde. O esporte, aliado à educação, evita os jovens de
serem aliciados por bandidos, proporcionando a eles um futuro diferente
do de tantos outros que já se foram.
Os estudos nas mais diferentes modalidades apontam para os
benefícios da iniciação esportiva, bem como para os riscos, se afastada
de uma base pedagógica. A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha
como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a
aquisição de valores necessários para coesão social e mundial. Esporte
vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Cada vez
mais cresce a sua importância como ferramenta de inclusão social.
As atividades físicas e desportivas têm especial importância
para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a
preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens,
contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o
cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo
em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e
adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos
de “bem”, após participar de projetos sociais.
As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte
mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais
jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são
sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas
aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.
O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da
proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco,
pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará
ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendo o que não deve. Ao negar
a alguém o acesso a uma educação de qualidade, se comete uma agressão
contra a cidadania, e inegavelmente o esporte e a cultura devem ser
favorecidos pois facilitam o processo educativo.
Entendo que o esporte, como instrumento pedagógico, precisa se
integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das
individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a
prática social. A educação através da escrita, da leitura, da sala de
aula, da arte, etc. tem essa capacidade de formar aquele que participa
da vida política, econômica e social de sua comunidade e,
conseqüentemente, de seu país. É neste ponto que entendemos o papel
decisivo do esporte, juntamente com a educação, na busca por princípios e
valores sociais, morais e éticos.
O reconhecimento do esporte como canal de socialização
positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de
projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares,
financiados ou não por instituições governamentais e privadas.
Entretanto é não se pode implementar o esporte apenas como habilidade
física ou recreativa. Ele deve ser acrescido à função educacional,
incluindo elementos sociais, culturais, comunitários e afetivos.
Ao aliar Esporte e Educação de qualidade é possível
permitir crianças e jovens se sintam participantes da sociedade, além de
possibilitar que eles desenvolvam habilidades de concentração e
coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento físico,
psicológico e para o processo educacional.
Cabe ao poder público investir e comprometer-se seriamente com
estas áreas e ao mesmo tempo otimizar a interface existente entre
esporte e educação como elementos básicos para a melhoria da qualidade
de vida da sociedade como um todo.
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