segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A Confederação Brasileira de Basketball Realizou o Lançamento do Projeto Brasileiro de Basquete 3x3 para o Ano de 2018


A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou no ultimo sábado (16), no Parque Villa Lobos, em São Paulo, o lançamento oficial do Circuito Brasileiro de Basquete 3x3. O lindo dia de sol ajudou a atrair os fãs da modalidade, além de muitos curiosos em conhecer um pouco mais sobre o esporte. A CBB lançou o Projeto Basquete 3x3, que inclui 6 etapas do Circuito Nacional e mais duas competições internacionais no Brasil. O Basquete 3x3 fará sua estreia como modalidade olímpica nos jogos de Tóquio, em 2020.

O CIRCUITO 

O Circuito Brasileiro de Basquete 3x3 de 2018 foi apresentado pelo Diretor de Operações da CBB, Ricardo Trade, pelo Diretor Comercial e de Marketing da CBB, Ricardo Hinrichsen, e pelo Gerente de Desenvolvimento de 3x3 da CBB, Francisco Oliveira.

O Circuito contará com seis etapas, sendo cinco realizadas nos meses de março, abril, maio, julho e agosto, além de uma super etapa, a grande final do circuito, que será realizada em setembro. Além do circuito, serão realizadas a Copa Brasil, em outubro, e duas competições internacionais com a chancela da FIBA: um Challenger, em maio, classificatório para o Mundial, e a Américas Cup em novembro.

As etapas do Circuito Brasileiro serão classificatórias (3 vagas) para o World Tour da FIBA. Todas as etapas terão premiações para os atletas e eles poderão trabalhar seus próprios patrocinadores em shorts, bonés, adesivos de braço etc.
As competições contarão com transmissões do SporTV e Globo, além de transmissões ao vivo pelo Facebook.

O CIRCO DO 3X3 

"As seis etapas do Circuito serão disputadas indoor e outdoor e em diferentes cidades, ainda a serem definidas, com 64 atletas em cada etapa. Está sendo produzido um caminhão específico para o 3x3, que vai ficar pronto em fevereiro, para rodar o Brasil levando o material técnico, com os pisos da Recoma, as tabelas e bolas da Spalding, até as cidades que receberão os eventos", contou o Diretor de Operações da CBB, Ricardo Trade.


NOVO TÉCNICO 

Durante o evento foi apresentado o técnico das seleções brasileiras de 3x3 para este ciclo olímpico. Trata-se do ex-jogador Douglas Lorite Motta, que já participou de cinco edições do World Tour e de dois Mundiais da modalidade. O novo treinador se mostrou esperançoso em relação a uma medalha olímpica no masculino e disse que o primeiro passo do planejamento é estudar as equipes europeias, que hoje são as melhores do ranking mundial.

FUTURO DA MODALIDADE 

Além das competições, a CBB está preocupada com a formação de novos jogadores, técnicos e árbitros para o 3x3. Para isso foi criado o Projeto Caça Talentos. Segundo o Gerente de Desenvolvimento de 3x3 da CBB, Francisco Oliveira, entre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento da modalidade nas federações estaduais, com a criação do Departamento de 3x3, a criação de um calendário de competições, encontros periódicos com os atletas e a introdução do 3x3 nas escolas, e consequentemente, nos Jogos Escolares.

Também está sendo montado um calendário de cursos de capacitação para treinadores e arbitragem de 3x3. O curso de capacitação de treinadores será feito em parceria com a Associação Brasileira de Treinadores (ABT) e com o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).


*Fonte Site Oficial da CBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário