terça-feira, 19 de março de 2013

BASQUETE 3X3 REGRAS OFICIAS DA FIBA

Regras do Jogo Basquete 3×3: As regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3×3. Art. 1º – Quadra: O jogo será jogado em meia quadra de basquete. A quadra deve ter uma zona demarcada de quadra de basquete do tamanho regular, incluindo uma linha de lance livre (5,80m) e uma linha de dois pontos (6,75m) que é equivalente a linha de três pontos do basquete. Art. 2º – Equipes: Cada equipe é composta por quatro (04) jogadores, sendo três (03) jogadores na quadra e um (01) substituto. Nota: O jogo deve iniciar com 3 (três) jogadores Art.3º – Oficiais de Jogo: Os oficiais de jogo consistem em dois (2) árbitros e três (3) marcadores: tempo/12 segundos de posse/pontuação. Art. 4º – Início do Jogo: 4.1. Ambas as equipes devem realizar aquecimento simultaneamente antes do jogo. 4.2. A primeira posse de bola deve ser determinada por cara ou coroa. A equipe que ganhar o lançamento da moeda decide se fica ou não com a posse de bola no inicio da partida ou na prorrogação, caso seja necessário. 4.3. O jogo deve iniciar com três (3) jogadores. Art. 5º – Pontuação: 5.1. Deverá ser atribuído um (1) ponto a cada arremesso dentro da linha de dois pontos. 5.2. Serão atribuídos dois (2) pontos a cada arremesso de trás da linha de dois pontos. 5.3. Será atribuído um ponto (1) a cada lance livre com sucesso. Art. 6º – Tempo de Jogo/Vencedor de um Jogo: 6.1 – O tempo regular de jogo deve ser o seguinte: Um (1) período de 10 minutos. O relógio deve ser interrompido durante situações de bola parada e lances livres. O relógio deve ser reiniciado depois que a troca da bola for concluída (assim que chega às mãos do time de ataque). 6.2 – No entanto, o primeiro time a marcar 21 pontos ou mais ganha o jogo se tal evento ocorrer antes do final do tempo regular de jogo. Essa regra é válida para o tempo regular, não para a prorrogação. 6.3 – Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo, uma prorrogação será jogada. Haverá um intervalo de um minuto (1) antes da prorrogação. A primeira equipe a marcar dois (2) pontos na prorrogação ganha o jogo. 6.4 – Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com três (3) jogadores prontos para jogar. Art. 7º – Faltas/Lances Livres: 7.1 – A equipe está em situação de falta coletiva quando tiver cometido sete (7) faltas no período. 7.2 – Um jogador que tenha cometido quatro (4) faltas deve deixar o jogo. 7.3 – Será atribuído um (1) lance livre às faltas cometidas durante o ato de arremessar dentro da linha de dois pontos. 7.4 – Serão atribuídos dois (2) lances livres às faltas cometidas durante o ato de arremessar de trás da linha de dois pontos. 7.5 – Será atribuído um (1) lance livre adicional às faltas cometidas durante o ato de arremessar seguidas de um arremesso bem sucedido. 7.6 – Às faltas cometidas em situações que não caracterizem o ato de arremessar, mas em situação de penalidade, será atribuído 1 (um) lance livre. Art. 8º – Protelação (não se aplica às “regras adaptadas”) 8.1 – Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação. 8.2 – Se a quadra for equipada com um relógio de arremesso, uma equipe deve tentar um arremesso dentro de 12 segundos. A contagem do relógio deve começar assim que a bola chega às mãos dos jogadores de ataque (após a troca com o jogador de defesa ou depois de um arremesso bem sucedido, abaixo da cesta). 8.3 – Se a quadra não estiver equipada com um relógio de arremesso e uma equipe não estiver suficientemente tentando chegar à cesta adversária, o árbitro deverá avisar a equipe começando a contagem dos últimos cinco (5) segundos de posse de bola. Art. 9º – Como a bola é jogada 9.1 – Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre: Um jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo, driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente debaixo do cesto (não atrás da linha de fundo) para algum lugar na quadra atrás da linha de dois pontos. À defesa não é permitido jogar no semicírculo abaixo da cesta ou dentro do garrafão. 9.2 – Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre: Se a equipe de ataque ganha o rebote, pode continuar a tentativa de pontuar, sem voltar a bola a um local atrás da linha de dois pontos. Se a equipe de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola a um local atrás da linha de dois pontos (passando ou driblando). 9.3 – Após uma roubada de bola, perda de posse, etc: Se acontecer dentro da linha de dois pontos, a bola deve ser passada/driblada até um local atrás da linha de dois pontos. 9.4 – A posse de bola dada a qualquer equipe após uma situação de bola parada que não seja uma pontuação bem sucedida deve começar com uma troca de bola (entre o jogador de defesa e o de ataque) atrás da linha de dois pontos na parte superior da quadra. 9.5 – O jogador é considerado como “atrás da linha de dois pontos” quando o jogador de ataque com posse de bola não está com os dois pés dentro da linha de dois pontos. 9.6 – No caso de uma situação de bola pressa, a posse de bola deve ser dada à equipe de defesa. 9.7 – Enterradas não são permitidas a menos que aros de liberação de pressão sejam usados. Art. 10 – Substituição: A substituição será permitida a qualquer equipe quando a bola estiver parada. Art. 11 – Pedidos de tempo: Um pedido de tempo de 30 segundos é concedido a cada equipe. Um jogador pode pedir o tempo em uma situação de bola parada.

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